Outras mentiras

 

Ouvindo Cazuza 

Não eu não sei o que estou fazendo da minha vida, sim, exatamente como o titulo daquele filme nacional. Um bom filme, alias.

Esse ano tem sido um dos piores. Ninguém por perto morreu. Mas a morte as vezes é algo bom. Eu queria sair por aí e dizer o que penso do mundo, das pessoas e do amor. Queria conhecer uma banda revolucionaria, fazer uma nova amizade e escrever um artigo. Antes do ano acabar.

Faltam cinco meses para o ano findar. Talvez, falte horas ou 60 anos para eu morrer, mas eu aprendi algo – quero morrer de tanto viver. Quero amar a vida, a ponto de quando a morte chegar, eu puder ouvir Cazuza e sentir o que ele sentiu quando percebeu que o tempo não para.

Preciso ouvir as pessoas contar as suas histórias e dizer o quanto amar pode ser doído, quero rir quando perceber que estamos todos perdidos ou fodidos. Falaram que o mundo ia acabar dia vinte e nove, mas não acabou. E então, mais uma teoria do fim, chegou ao fim. E eu gosto de ouvir Cazuza. Costumo chorar ouvindo Cazuza.

É injusto pessoas morrerem por terem vivido plenamente. Mas é melhor assim. Justiça é, na verdade, egoísmo. Por mais que Sócrates tenha tentando me convencer que existe justiça – Leia a República de Platão- , a verdade é que não existe verdade absoluta (questione – nem o que eu escrevo é verdade). E justiça é egoísmo. O que é justo?  Talvez, eutanásia seja justiça, talvez seja puro egoísmo. Talvez pena de morte seja justiça, mas eu acredito que é egoísmo. E entenda, Deus nos condenou a morte. Morte eterna.

Justiça é morrer. Lamento dizer, mas nesse mundo cão, não existe ninguém para te salvar. Estamos fodidos. Mas, por favor, morra de tanto viver. Sinta a dor de ter sua vida roubada por tê-la vivido. Escreva uma música ou um livro. Não tenha filhos. Lamente não ter bebido naquela festa ou não ter dançado uma música ridícula. Leia mentiras, conte mentiras. Esse texto não é verdade. Questione.

*Cazuza/Caju morreu a 26 anos – mas viveu plenamente por 32 anos. *

Deixe um comentário

